Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Balaio de Gatos

Hoje minha identidade nacional foi questionada. Sinto vergonha dos senadores do meu país. Escrevo senadores com letra minúscula porque não me sinto na obrigação de respeitá-los mais. Diante do que foi posto pela imprensa, argumento.

Dos quarenta distintos cidadãos que votaram contra a cassação de Renan Calheiros me envergonho por serem tão despudorados, covardes e desleais, aliás, leais até demais, com qualquer outra coisa menos com o povo brasileiro. Dos seis que se abstiveram, me envergonho de saber que eles ocupam um cargo público, representativo, e que foram eleitos por pessoas que confiaram neles no mínimo a defesa de alguns dos princípios mais lembrados ao longo das sessões plenárias como a honra, a ética e a moral. E eles? Eles nada fizeram, se eximiram de qualquer opinião. Poderiam ao menos fazer do ócio, algo criativo, e já que tudo ia acabar em pizza, servirem a mesma, em forma de aperitivo, seria bem mais fácil digerir, embora a vontade fosse de vomitar. Dos trinta e seis que votaram a favor, não me envergonho tanto, afinal fizeram o que deveria ser feito. Mas, também são responsáveis por outro ato tão vergonhoso quanto o voto contra: a votação secreta. Nossos legisladores cometeram um crime. Um crime contra a História, como bem lembrou Cristóvão Buarque. O que eles temem? Até onde meu raciocínio histórico me permite observar essas sessões secretas aconteciam em determinados regimes monárquicos nos quais os legisladores temiam retaliações do monarca. E que história é essa dos relatores do processo serem os responsáveis pelo texto que explicará ao povo brasileiro o que aconteceu lá dentro? Está errado. A memória é seletiva e o poder corrompe. Nós tínhamos que ter visto, nem que fosse pela televisão. Temos o direito de fazer nosso próprio julgamento, de saber quem está defendendo quem, caso contrário continuamos certos ao generalizar todos os políticos e taxá-los de corruptos. E fica difícil defender alguém. Ontem era o presidente, hoje o Senado, parece que virou rotina.

E para nós, por enquanto, pérolas, como a dos porcos. Ou pão, enquanto o circo pega fogo e tudo acaba numa singela brincadeira. Dói pensar que muita gente ainda passa fome, e que fome tem preço, pois em situação de sobrevivência a moral é facilmente negociada, e que votos serão arrematados numa política clientelista, e possivelmente muitos desses homens continuarão no poder. Dói perguntar: será que ainda tem jeito? E ter que acreditar que sim. Mas ainda prefiro. Prefiro acreditar que mesmo com fome, com dor e com raiva, nosso povo há de responder. Isso se não calarem a boca da imprensa.

5 comentários:

  1. Estamos submetidos a uma realidade triste no Brasil. Somos vítimas implacáveis do descaso dos nossos representantes no senado. Até quando? Seria injustiça dizer que são um bando de ladrões, covardes e oportunistas, creio que não. Qual a imagem boa que se pode obter? Nenhuma! Seria ética o sinônimo de pizza para tal senadores que votaram no caso Renan Calheiros, acho que sim.. como dizem as más linguas " Brasileiro tem memória curta".. Ateh quando... Fica aqui a minha indgnação..

    ResponderExcluir
  2. Sim o senadores foram éticos...utilizaram de uma ética ,próprio, corporativista e corrupta, a defesa de Renan, contra o ataque da oposição é tão ou mais vergonhosa quanto seus crimes. Defendeu-se lançando ao ar, que outros senadores praticam crimes tão hediondos quanto os deles.
    A política é algo tão digno, tão humano, que penso que a humanidade, no seu atual estágio de produção e reprodução da sua realidade, deveria ser impedida de praticá-la.
    Não há como mudar o Congresso, se não mudarmos o sistema político e judiciário no Brasil...
    Cabe a nós, nos expressarmos, indignarmos emobilizarmos contra o que está posto.
    Belo texto Mer

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Comentários à "Balaio de Gato" - o caso Renan Calheiros.

    Independente do resultado da votação não se pode esquecer que tudo foi julgado as escuras... Coitada da Democracia. A Constituição Federal garante a publicidade neste tipo de caso, tanto é que o próprio Supremo Tribunal Federal garantiu que um grupo de Deputados presenciasse a sessão de julgamento... Que foram barrados e agredidos a mando do Senado. Ora, não bastasse o desrespeito a Lei Maior julgando as portas trancadas, os Senadores impediram os representantes do povo de testemunharem a própria história da nação... E agora, quem vai nos relatar o que aconteceu lá dentro? Eles! Que violaram a Constituição e agridem representantes do povo, em alarmante desrespeito a determinação judicial do STF, agora são os únicos, a saber, o que verdadeiramente aconteceu lá dentro... Eles contarão nossa história de acordo com a "verdade" deles... E ao resto do povo, cabe chorar as mágoas aos seus semelhantes e imaginar o que se conversou lá dentro da sessão... Se bem que não precisa ser nenhum gênio para imaginar... E no final, quem perde é a Democracia, coitada da Democracia.

    ResponderExcluir